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Você sabe para que serve uma marca?

Já ouviu falar sobre marcas, mas não sabe qual é a sua importância?


Leia o conteúdo deste post e descubra a importância de ter uma marca para seu negócio.


Bem-vindo(a) à postagem do blog. Este espaço é reservado para conexão com nossos leitores e clientes de uma forma atual e interessante. Aqui compartilharemos conhecimento sobre a área da Propriedade Intelectual, bem como atualizações sobre negócios, tendências, notícias e muito mais.


Seja original, mostre seu estilo e conte sua história.

Antes de entrarmos no conceito e na classificação das marcas, pensemos juntos sobre o assunto:


Imaginemos que dois produtos da mesma natureza, mais especificamente, dois sabões líquidos estão à disposição do público consumidor, com as mesmas características físicas, sem identificação do fabricante na embalagem e tampouco sem apresentação de um sinal visual (sem elementos nominativos e figurativos).


Sem poder abrir os produtos, como saberíamos qual é aquele que estamos habituados a utilizar em nossas casas? Como identificar aquele produto que melhor atendeu as minhas necessidades e expectativas? Como marcar esse produto? Como identificar o produto que adorei? Como distinguir esse produto do outro similar?


Estão aí as principais perguntas: Como distingui-lo, identifica-lo e marca-lo?



A partir dessas indagações surgiu o conceito de marcas.


As marcas são sinais distintivos visualmente perceptíveis.


Ao mencionar que são “visualmente perceptíveis”, tenha em mente que marca é o sinal que pode ser apenas visto.

Estão na moda as tais “marcas olfativas” (cheiros de estabelecimentos) e “marcas auditivas” (seleção de músicas tocadas em um ambiente físico). Estes não são passíveis de registro como marca.


As marcas possuem papel fundamental no mercado.

Suas principais funções são:

1º - identificar a origem (o titular) do produto e/ou do serviço; e

- distinguir os produtos e/ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa (de outros titulares, seja uma pessoa física ou jurídica).


As marcas podem ser classificadas como:


Marca Nominativa: Como o próprio nome diz, é o nome da marca.

É o sinal constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto, compreendendo, também, os neologismos (fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente) e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos, desde que esses elementos não se apresentem sob forma fantasiosa ou figurativa.


Exemplos: Dois mil e vinte e dois; XIX; 9 e ¹/5.


Marca Mista: Como o próprio nome diz, é um "misto" de elementos nominativos (nome escolhido) com elementos figurativos (figuras, desenhos, símbolos).


Pode ser considerada também uma forma mista elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.


Vejamos alguns exemplos:



Aqui temos um exemplo de marca mista. Há elementos nominativos (NESTLE) apresentados com uma grafia/estilização de letras diferentes + elementos figurativos (imagem com três pássaros no ninho).


Aqui também temos duas marcas mistas. Temos elementos nominativos (COCA COLA) e (DISNEY BABY) apresentados sob forma estilizada (grafia com tornos e estilizações diferentes).


Marca Figurativa: Conhecida também como “emblemática” é o sinal (marca) constituído por:

Desenho, imagem, figura e/ou símbolo;



Qualquer forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo isoladamente, ou acompanhado por desenho, imagem, figura ou símbolo;


Palavras compostas por letras de alfabetos distintos da língua vernácula, tais como hebraico, cirílico, árabe etc;


Ideogramas, tais como o japonês e o chinês.




Marca Tridimensional: É o sinal (marca) constituído pela forma plástica distintiva, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica.


Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico.


Vejamos alguns exemplos:








Lembre-se: É através das marcas que o público alvo fará a escolha dos produtos e dos serviços.


A sua marca merece cuidados especiais.

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